Sorte aquele de quem se cruza por estes artistas! A animação de rua é a representação da cultura na maneira mais pura e próxima que qualquer pessoa pode presenciar. As interações são espontâneas e fáceis de surgir quando estes artistas estão nas ruas do seu evento. Tanto sejam animações pontuais ou em paradas (numero elevado de animadores) o público adora apreciar a sua arte.
Considera-se animação de rua as atividades que proporcionem entretenimento como:
– Cantar;
– Recitar;
– Dançar;
– Representar;
– Tocar instrumentos musicais;
– Homem-estátua;
– Mimos;
– Manipulantes de marionetes, fogo e bola de contacto;
– Atividades circenses;
– Pinturas (sejam elas faciais ou corporais);
– Andas;
– Entre muitas outras.
Estes artistas podem andar em sozinhos, em parelhas ou paradas, percorrer as ruas de cidades, animar momentos especiais, desenvolver animações personalizadas ou colaborar com outros artistas.
Apostar numa programação rica em animação de rua num evento como uma feira gastronómica ou temático como é o Carnaval ou Natal é uma mais valia incrível, pois a energia que estes artistas transmitem nas ruas, aos estabelecimentos que visitam e ao comércio local é muito satisfatória e faz com que a população e os visitantes se mantenham entretidos no local ou evento por mais tempo potenciando assim todos os envolvidos. A variedade de artistas é tanta que o difícil será encaixar todos de uma só vez.